“Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de um futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro...” (Rubem Alves)





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Entendes o que lês?





Certa feita o evangelista Felipe estava andando, quando ouviu um homem lendo o livro do profeta Isaías numa passagem que falava do messias. Felipe se dirigiu ao homem e perguntou: “Entendes o que lês?”, o homem respondeu: “ como posso entender se ninguém me explicar?”. Felipe explicou para o homem o significado daquela passagem profética, o homem agradecido seguio o seu caminho, e espalhou a mensagem do texto em sua terra natal.


Todo autor quando escreve um texto, escreve com a intenção de comunicar algo.
Grandes obras trazem riqueza de significado, mas isso não significa que podemos escolher um significado para o texto, e sim que devemos extrair do texto aquilo que ele diz, aquilo que o autor nos transmite.


Para entendermos um texto(seja ele bíblico ou não), devemos levar em consideração alguns conceitos:

1- Quem escreveu o texto?
Antes de refletir sobre o texto eu devo conhecer o tipo de vida que teve o autor, principalmente se for um texto antigo como a Bíblia. Conhecer o autor e entender qual a ideologia(visão de mundo) dele, vai me ajudar muito a entender o texto.

2-Para quem o texto foi escrito originalmente?
Para entender, por exemplo, a carta do Apostolo Paulo aos Romanos, eu devo ter um conhecimento no mínimo básico sobre o modo de vida daquele povo, suas crenças religiosas, como eles viam a família, as classes sociais, etc.

3-Qual o objetivo do autor em escrever o texto.
Desvendar o objetivo do autor esclarece, e deve ser considerado juntamente com os itens 1 e 2.

4-O contexto histórico.
É de suma importância conhecer o contexto histórico da época em que o texto foi escrito, o que ocorreu na sociedade daquela época. Conhecendo o real contexto em que foi escrita a obra, é possível retirar lições que servem para serem aplicadas em nossas vidas.

5-O contexto literário.
O contexto é o que vem antes e/ou depois do texto(cotexto). Num texto bíblico o contexto pode ser: um versículo, vários versículos, um capítulo, um livro e até a Bíblia inteira. Separar um texto de seu contexto pode gerar muita confusão, e perda do real significado.

6-Examinar as micro estruturas
A língua é um sistema de signos estruturados. Através da união de pequenas estruturas podemos formar grandes estruturas. Devemos entender o que as pequenas estruturas do texto nos informam, e qual informação o autor nos passa com a junção delas. A compreensão das microestruturas esclarece a nossa compreensão da macro estrutura, daquilo que o texto diz em sua integra.

7-Conhecer as línguas originais
É muito importante para um estudioso de textos traduzidos que quer se aprofundar em seu conhecimento, aprender a língua original em que o texto foi escrito. Muitas vezes a tradução de uma poesia perde muito de seu significado e valor estético, pela perda da rima e da métrica.



Boa leitura!!!


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