“Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de um futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro...” (Rubem Alves)





.

A hora da estrela



O romance “A hora da estrela” de Clarice Lispector conta a estória de uma moça nordestina chamada Macabéa. O nome Macabéa tem um significado oposto à personagem do Romance, ele vem de uma história que se encontra na Bíblia, Judas Macabeu foi o líder judeu que se revoltou contra o domínio Grego-Macedônico e libertou o país da humilhante invasão estrangeira

Este texto é uma interpretação bem particular, mas acredito que tenha relação com a mensagem da obra..

Macabéa, assim chamada de forma irônica, é uma moça nordestina que desde a infância foi privada daquilo que lhe proporcionava alegria. Sua tia batia constantemente em sua cabeça com “cascudos” e privava a pequena Macabéa da única paixão da sua vida que era doce de goiaba com queijo. Desde muito cedo foi ensinada dessa forma cruel, que não podia ter o que desejava.
Quando cresce, Macabéa vai morar no Rio de Janeiro e começa a trabalhar como datilógrafa. Gosta muito de coca-cola e da atriz Marilyn Monroe, ouvir rádio relógio, e recortar figuras de revistas.
Conhece um rapaz chamado Olímpico, passam a namorar, mas Olímpico a maltrata com suas palavras cruéis, entretanto Macabéa não esboça reação.
O namoro de Macabéa não dura muito, Olímpico revoltado com a passividade de Macabéa a troca por sua colega de trabalho Glória.
Macabéa seguindo o conselho de Glória consulta uma cartomante. A cartomante lhe faz muitas promessas, promessas de um futuro bom. Toda feliz, Macabea sai da casa da cartomante “uma pessoa grávida de futuro” (pag.79). Pela primeira vez enxergando seus problemas e pensando em melhorar de vida. Mas um Mercedes atropelou a pobre Macabéa que caiu e agonizando morreu.

Macabéa é um exemplo de alienação, tudo nela é exagerado. Mas muitas pessoas tornam-se também “Macabéas”. Uma pessoa totalmente alienada e conformada. A Macabéa aprendeu com a tia que não deveria desejar, ou que se desejasse não poderia ter. Fechada no seu mundinho, sem se abrir para novas possibilidades, da mesma forma as pessoas (não sei se a maioria), vivem alienadas.
Assim como a Macabéa adorava coca-cola e a falecida atriz Marilyn Monroe,o povo de nosso país admira em demasia tudo o que vem dos estados unidos, e esquece de suas principais necessidades, esquece que a vida pode ser muito mais do que comer o lixo que é jogado dos EUA.
Assim como Macabéa, muitas pessoas vivem alienadas sem se abrir para a vida, sem ampliarem sua visão de mundo. Correm atrás de ilusões e quando acordam já está tarde. As atividades de lazer de Macabéa parecem engraçadas pela sua futilidade, mas e as nossas? Será que não vivemos também numa rotina que nos escraviza? Será que não temos também um pouco de Macabéa em nossas atitudes e escolhas? O principal problema de Macabéa era achar que a vida era apenas o que ela enxergava!



LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela.. Rio de Janeiro. Rocco. 1998

4 comentários:

  1. Quando li a obra "A hora da estrela", lembro que senti náuseas. Comparei a vida da singela Macabéa com a vida que pode ser vivida, sem privações, com emoção e amor. Lembro de chorar todas as vezes em que ela era humilhada ou colocada de lado, pois sentia, como ser humano a dor que aquilo poderia causar. Seus sofrimentos, desejos, paixões, enfim, o absurdo de uma existência permeada por uma mistura de decepções e projetos inacabados. A vontade de ser amada que sentiu Macabéa,e o desespero de não considerada uma simples partícula na vida de alguém...

    ResponderExcluir
  2. Queria saber se tem algum significado, quando chove quando macabea está com olímpico, tbm o significado de "não sabem passear".

    ResponderExcluir
  3. selling your home for cash in Georgia quickly and easily. Our team of experienced professionals understands that selling a house can be a difficult task, which is why we make it our mission to take the hassle out of the process. We ensure that you receive fair cash for Selling your house in Florida, so we buy the property without any obligation or other hidden costs.

    ResponderExcluir