“Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de um futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro...” (Rubem Alves)





.

The Wall - O Muro


Em 1979, a banda inglesa Pink Floyd lançou o disco The Wall (O muro), e em 1982 The Wall na versão filme.


O tema do Disco

O tema de The Wall é a alienação, o isolamento. O muro representa o muro que as pessoas constroem em torno de si, pelo medo que tem de relacionarem-se abertamente.
A formação ideológica das pessoas(visão de mundo) é construída desde a infância, através da família, escola, religião e mídia.
The Wall mostra através da história de Pink, como os fatores formadores de ideologia tornam as pessoas alienadas e extremamente individualistas.




A história contada em The Wall

Pink é um garoto que perdeu seu pai na segunda guerra mundial. A perda e a decorrente ausência do pai é “compensada” pela super proteção da mãe, que escolhe desde suas roupas até suas namoradas. Sua infância também não foi agradável: foi o alvo preferido do professor, que o humilhava cruelmente na presença de seus colegas de classe, e como diz a letra “Tudo isso é só mais um tijolo no muro”.

Quando Pink cresce torna-se um astro de rock  Sem suportar a pressão, cai em depressão. Passa então a negligenciar a esposa (que se envolve com outro homem) e a sofrer alucinações. Como resultado, tenta cometer suicídio, mas é salvo por um médico.
Segue para um de seus shows, e usa seu poder de persuasão para manipular sua plateia, convencendo-os a limpar o mundo dos “males da sociedade”. Seus fãs o ajudam em seu propósito maluco! Isso é uma sátira ao  nazifascismo.
Em seguida Pink passa por um julgamento em sua mente, em que depõe contra ele o professor, sua mãe e sua esposa. Como resultado, Pink é sentenciado a acabar com seu isolamento do mundo exterior, então o Muro é finalmente derrubado.

Melhor do que ler sobre The Wall, é ouvir!!!
Alguns Vídeos:





4 comentários: