“Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de um futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro...” (Rubem Alves)





.

O que é sermão?

Caricatura de C.H Spurgeon
O Príncipe dos Pregadores

A palavra sermão vem do latim sermo, que significa conversação.
O sermão é um discurso que visa fins religiosos, também conhecido como homilia Todo sermão é preparado através da homilética.
A palavra homilética deriva do grego, ομιλετικη (homiletique), significa o ensino em tom familiar. No grego clássico temos as palavras ομιλος ( homilos) que significa multidão, assembléia de povo e o verbo ομιλεω (homiléo) que significa conversar. De homileo adapta-se o termo homilia. A homilética é uma ciência que estabelece regras para a elaboração dos discursos, ela organiza o sermão de uma forma que a pregação se desenvolva claramente, numa sequência lógica, e de forma persuasiva.

No começo da igreja cristã as reuniões aconteciam secretamente de casa em casa, tudo era muito simples e informal.
No início do quarto século o Cristianismo tornou-se aceitável, o culto caseiro tornou-se público. Com a necessidade de aprimoramento da comunicação do evangelho surgiu a homilética, a simplicidade deu lugar a retórica e oratória dos gregos e romanos. A retórica e a oratória tornaram-se sinônimos e passaram a designar os discursos profanos. A homilética passou a designar o discurso religioso, ou seja, o sermão.

16 comentários:

  1. Até que fim achei a resposta que eu procurava!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que o Senhor o abençoe pela palavras colocadas. São bem esclarecedoras.

      Excluir
  2. olá amigo, quero parabenizá-lo e agradecer, pois seus esclarecimentos,muito tem nos ajudado em nossas buscas.

    ResponderExcluir
  3. Goosteii
    interessante saber sobre o que é um sermão !!
    gostei do blog ! XD

    ResponderExcluir
  4. No começo os primeiros cristãos não precisavam desses recursos invencionistas para faser chegar aos ouvidos do povo a Palavra do altíssimo esses recursos só foram inseridos quando Constantino se ''converteu'' ao cristianismo enserindo dentro da igreja todo o paganismo já existentes em Roma.

    ResponderExcluir
  5. O resumo do q eu entendi: Então quer dizer q sermão é a pessoa que le passa algo, q comenta, q explica, etc. Ser sermão é conversar. Gostei, só um pedaço desse texto já diz tudo. Obrigado!!! ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá, irmão! Gostei muito da definição. Sou formada em Letras pela UFG e Pós-graduanda em Docência Superior, sou casada, crente e tenho dois filhos. Sirvo a Deus na Congregação Cristã no Brasil. Sou professora de Língua Portuguesa na Faculdade de Teologia FAIFA da Assembleia de Deus, e estava justamente procurando algo que definisse melhor esse gênero para que eu possa trabalhar a comunicação linguistica no sermão.

    ResponderExcluir
  7. Procuro palavras que não deixem dúvidas e vc consegue ser bem claro em suas exposições, parabéns. Digo isto porque nas igrejas anunciam um sermão e fazem um discurso. Discurso só um fala e assim não tem jeito de alguém crescer em sabedoria, apenas ouvindo discurso, sem poder tirar suas dúvidas. Jesus falava diferente, fazia sermão.

    ResponderExcluir
  8. Paz do Senhor, Flávio, td bem? Eu tb estou começando a estudar os sermões na pós-graduação. Será que seria possível vc me ajudar dizendo as referências bibliográficas???

    Obrigada!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o pregador eficaz. Elienai Cabral; homilética o pregador e o sermão - Severino Pedro da Silva; como preparar mensagens bíblicas James Braga

      Excluir
  9. Louvo a Deus por sua vida e finalmente encontrei o que buscava, que o Eterno continue abençoando a sua vida.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Me chamo Lana. Bem... Estamos em 2019 e confesso que não encontrei um texto tão simplório, educativo e eficiente ao mesmo tempo, como esse. Parabéns!

    ResponderExcluir