“Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de um futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro...” (Rubem Alves)





.

Dicotomias de Saussure

Método dominante de fazer lingüística no século dezenove é o chamado método histórico comparativo. Um dos teóricos mais importantes dessa época é sem dúvida Ferdinand de Saussure. Através do método histórico comparativo é possível fazer observações como a semelhança do Francês para o Português, que nos aponta a origem dessas duas línguas, ambas vieram do latim.
Saussure definiu um novo objeto de estudos para a lingüística, as dicotomias. No curso de lingüística geral de Saussure não aparece o termo dicotomia, más há quatro pares de conceitos que fazem uma síntese da analise de Saussure, esses conceitos ou dicotomias são: diacronia VS sincronia, língua VS fala, significante VS significado e paradigma VS sintagma. A palavra dicotomia deriva do grego dichotomia, que significa dividir em partes iguais.

Sincronia VS diacronia.
Saussure não foi o inventor da lingüística, ale estabeleceu um objeto de estudo para ela. Antes de Saussure se usava o método histórico comparativo, que Saussure denominou diacronia.
Doiacronia vem do grego dia que significa através e kronos que significa tempo. O estudo diacrônico estuda as mudanças que a língua sofreu através do tempo.
Enquanto a diacronia estuda as mudanças que a língua sofreu através do tempo, o estudo sincrônico é o estudo da língua num determinado período do tempo. A palavra sincronia vem do grego sin que significa juntamente, e kronos que significa tempo.
A partir da dicotomia sincronia VS diacronia Saussure determina uma distinção entre fatos sincrônicos e fatos diacrônicos, os fatos sincrônicos estabelecem períodos de regularidade num tempo da língua, a diacronia é a sucessão dessas sincronias.

Língua VS fala.
Para Saussure a língua se opõe a fala, sendo que a língua é coletiva e a fala é individual.
A língua é um sistema de signos estruturados, ela é sistemática, enquanto a fala é individual. Enquanto a língua é um dado social, a fala é particular. A fala é a forma como um indivíduo utiliza a língua. Os fatos de língua podem ser estudados separadamente dos fatos de fala. Em algumas partes do nosso país as pessoas pronunciam mulé ao invés de mulher, num fato como esse a língua não é alterada, pois lá também é usada a forma mulher, a fala só altera a língua quando a estrutura é alterada. A língua é um sistema organizado enquanto a fala é a forma particular de usar esse sistema.

Significante VS significado.
Signo segundo Saussure é a junção de um significante com um significado.
A língua não é uma mera nomenclatura, mas sim a relação de uma imagem acústica com um conceito, isto é, um significante e um significado, que juntos formam um signo. Um signo ganha valor em sua relação com outros signos. A semiologia é a ciência dos signos gerais, enquanto a lingüística é a ciência dos signos verbais.

Paradigma VS sintagma
Para Saussure as relações com os elementos lingüísticos são estabelecidas em dois domínios distintos: um eixo de seleção (paradigmático), e um eixo de combinação (sintagmático).
Os signos sendo alinhados um após o outro formam uma relação chamada sintagmática, sintagma no grego quer dizer coisa posta em ordem. A relação baseada nos elementos que são combinados se chama paradigmática, paradigma vem do grego paradéigma que quer dizer modelo, exemplo.
A dicotomia paradigma VS sintagma está no domínio da língua e não da fala, isso porque pertence ao sistema estruturado, enquanto a fala é a realização desse sistema pelo ato individual.
Tantos as relações paradigmáticas quanto as sintagmáticas ocorrem em todos os níveis da língua: o dos sons, o dos morfemas e o das palavras.

Retirado do livro: curso de linguística geral de Ferdinand de Saussure. PIETROFORTE, Antonio Vicente. A língua como objeto da linguística. in, FIORIN, José Luiz(org). Introdução à linguística", objetos teóricos. São Paulo, 2005. p74-93.

52 comentários:

  1. Oi Flávio, saiba que suas anotações contribuem muito para estudos solitários como o meu!Voltarei outras vezes para ler e reler escritas suas das quais gostei muito! Tb sou das Letras e dependente da palavra do Senhor! Um grande abraço. Naulise Gazola,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me ajudou muito organizar meu paradīgma, achei o ápice ter que colocar as palavras no eixo sintagmático e aproveito e ageito á morfossintaxe.

      Excluir
  2. Adorei seu blog, ele é muito importante para os estudantes de letras.(como eu...),me ajudou bastante!
    Valeu mesmo!
    Jessika

    ResponderExcluir
  3. Flávio, adorei seu blog, ele me ajudou muito a entender algumas funções que existem na clg, estou apenas no primeiro período do curso e estou gostando bastante. Moro em maceio AL.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, teu blog foi de grande importância para mim, estudante de Letras.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Ah, mais um pouco esqueceria de comentar a bela escolha de algumas partes do filme Sociedade dos poetas mortos.Se bem que, um verdadeiro poeta não morre, ele consegue ser sentido e eternizado por quem lê sua poesia.

    Sou estudante de Letras da Unicap e como disse no comentário acima, teu blog ajudou-me bastante.

    ResponderExcluir
  6. Adorei conhecer seu blog, sou iniciante de letras e espero continuar .Bjitos

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo texto claro e objetivo. Estou no segundo período do curso de Letras, pela UEMA, e estamos na cadeira de Fundamentos da Linguística.
    Mistério das Letras é um blog interessante!
    Parabéns pela qualidade do conteúdo!

    ResponderExcluir
  8. Flávio, gostei muito do Blog. Vc colocou de uma maneira sucinta as dicotomias de Saussure e me ajudou muuuuuiiiito. Obrigada. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Copiado do Curso de Linguística, dos estudos de Ferdinand de Saussure, até eu... kkkk

      Excluir
    2. Caro anônimo, se não gostou, faça melhor. Abraços.

      Excluir
  9. ADOREI TER ENCONTRADO AQUI AS RESPOSTAS PARA AS DÚVIDAS QUE EU TINHA. SOU DO CURSO DE LETRAS-FRANCÊS UFG.

    ResponderExcluir
  10. As definições são bem coerentes o que me ajudou bastante.também gostei do blog é muito atrativo tem bom gosto por literatura e sobretudo artes.curso de letras-ueva.

    ResponderExcluir
  11. Amei seu blog Flávio,pois está colaborando mt p um trabalho da fac.Também sou serva de Deus e pregadora do evangelho de Cristo. Que bom q o povo de Deus está tomando seu espaço na sociedade.curso letras no UNICEUMA e gosto mt do q estou fazendo.Parabéns pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
  12. Mostrar que crentes em Cristo não são ignorantes é muito importante. Obrigado,pois seu blog me ajudou muito no meu trabalho da faculdade, estou cursando Pedagogia. Também sou evangélica. Jesus continue te abençoando. Jucineide.19/04/2012

    ResponderExcluir
  13. Olá eu gostei muito da explicação sobre Dicotomias

    ResponderExcluir
  14. Adorei esse post sobre as dicotomias saussurianas me ajudou muito.!

    ResponderExcluir
  15. paradigma vs sintagma está um pouco confuso, não consegui entender.

    ResponderExcluir
  16. Valeu cara!!!! Obrigado pelo resumo que me ajudou também!!!!

    ResponderExcluir
  17. Sua explicação é ótima! Gostei mto!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. BOM MESMO NÉ GISELE! ANANDA!

      Excluir
    2. Não poderia deixar de elogiá-lo e agradecê-lo pelo belo trabalho. És um excelente profissional, me ajudou muito a entender sobre as dicotomias de Saussure com explicações claras e objetivas.

      Excluir
  19. Era bem o que eu procurava, eu li alguns trechos do livro, mais você resumiu perfeitamente.
    Grata

    ResponderExcluir
  20. MEU NOME É ANANDA FAÇO LETRAS NA UFMT, TO NO TERCEIRO ANO E ME AJUDOU MUITO!

    ResponderExcluir
  21. Gracias me ayudaste mucho! Esudio prof de portugues y soy de montevideo uruguay. Un abrazo. Karina

    ResponderExcluir
  22. Só agora após ler seu post pude entender os tais pares dicotômicos de Saussure.
    Obrigada pela colaboração.

    ResponderExcluir
  23. Maravilha este resumoo sobre s dicotomias de Saussure!!! :D

    ResponderExcluir
  24. Obrigada, pelo seu trabalho. Seu texto sobre as Dicotomias de Saussure foi muito importante para a elaboração de um trabalho.

    ResponderExcluir
  25. Ajudou bastante!! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  26. Perfeita descrição sobre as dicotomia Saussureana.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  27. Nossa que texto ótimo. Parabéns! Enfim comecei a compreender a Linguística. Pretendo também fazer teologia quando terminar Letras. Obrigado pela ajuda! Deus abençoe

    ResponderExcluir
  28. Gostei bastante, sou estudante de Rádio e Televisão e sem dúvidas esse resumo sobre a obra de Saussure ajudou muito a compreender as formas de linguagem.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns!Me foi de grande utilidade.Grata

    ResponderExcluir
  30. Amei sua explicacao, sou das letras e cada dia fico mais apaixonada pelos estudos de saussure. Obrigada

    ResponderExcluir
  31. Muito bom mesmo! Me ajudou nas provas de morfossintaxe, obrigada!

    ResponderExcluir
  32. Gostei bastante, foi esclarecedor e bem sucinto! Entrei recentemente no curso de Letras da UFPA e estou amando esse universo!
    Abraços

    ResponderExcluir
  33. Adorei essa explicação das dicotomias de Saussure, me ajudou bastante a entende-las. Muito obrigada!

    Mariani Brasil

    ResponderExcluir
  34. Esse texto me salvou!!!
    Muito explicativo

    ResponderExcluir
  35. Amei o seu blog. Gostaria que você postasse sobre o assunto Semântica, será possível?

    ResponderExcluir
  36. Muito bom! este estudo de lingüística apresentado por você .
    Mais a maior de todas as linguagens é aquela que fala da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  37. Sou aluna de publicidade e propaganda, e só consegui compreender as dicotomias agora! Obrigada!!!!!!

    ResponderExcluir
  38. É muito bom acessar um blog de um crente, fiquei muito feliz em saber, me ajudou bastante no que eu precisava. Parabéns por tudo! Selma

    ResponderExcluir
  39. Amei o blog me ajudou muitos nas minhas duvidas, para curso de Letras/Português-UFMA.

    ResponderExcluir
  40. Saussure não foi o inventor da lingüística, ale estabeleceu um objeto de estudo para ela. Antes de Saussure se usava o método histórico comparativo, que Saussure denominou diacronia.
    wholesalesalwar ,
    pakistani suits wholesale in pakistan ,

    ResponderExcluir