Variações Linguísticas


Existem três tipos de variações lingüísticas: diatópicas, diafásicas e diastráticas, alguns autores incluem a variação diacrônica.

A variação diatópica é a variação regional. É uma mesma língua sendo falada de forma diferente dependendo da localidade.

A variação diafásica é a variação que ocorre em situações de fala. A mesma pessoa muda a sua maneira de falar dependendo do ambiente (formal ou informal).

A variação diastrática ocorre nos grupos sociais, nas comunidades. Por exemplo: os advogados, os surfistas, os religiosos, os bandidos, etc.

A variação diacrônica ocorre através do tempo. São as pessoas do mesmo grupo social ou da mesma região mudando a maneira de falar com o decorrer dos anos.

Entender as variações lingüísticas é importante porque mostra às pessoas que elas não devem ser preconceituosas quando ouvirem alguém falar diferente.

43 comentários:

  1. Flávio, gostei muito do seu texto. Está bem claro e didático.. Parabéns!

    Até mais..

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Flávio, gostei muito da explicação...
    Estudando português na madruga... rsrsrs
    Pazzz...

    Abc e tudo de bom!!!


    Lily

    ResponderExcluir
  3. Eu acho interessante por que as pessoas precisan entender éssa coisa de preconceitos, ok abraço a tds.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da música e do texto simples e direto.
    Valeu....

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, otima explicação, ate agora tinha lido varias vezes textos que falam das variações e não tinha entendido. Você colocou de maneira clara e objetiva.


    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. ADOREI SUA EXPLICAÇAO COM ELA CONSEGUI TIRAR TODAS AS MINHAS DUVIDAS

    ABRAÇOS

    BJUSS

    ResponderExcluir
  7. Olá, amei o blog..Muito bom e bem aconchegante!!!Parabéns e fica com a Paz do Nosso SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO!!!Abçs

    ResponderExcluir
  8. gostei do seu esclarecimento sobre a variação lingüística. o interessante é que passei horas em frente ao computador pesquisando sem encontrar a objetividade da pesquisa. No entanto, o senhor de forma simples deixou bem claro o que estava a procurar. Me resta apenas uma dúvida, a variação situacional se enquadra num contexto de variação diafásica ou de variação diastrática?

    ResponderExcluir
  9. Pôxa , sua linguagem simples e ao mesmo tempo tão culta é espetacular.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  10. Peço permissão para copiar esta postagem para o meu blog. Estou tentando continuar postando coisas interessantes. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. amanda albuquerque22 de janeiro de 2011 17:06

    peço permissão p copiar a ultima imagem p um trabalho. desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  12. Achei ótimo! A linguagem está simples e clara. Perfeito para um primeiro entendimento do assunto!

    ResponderExcluir
  13. Texto excelente, estava precisando de uma explicação clara e direta sobre esse assunto. Ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  14. Superou todas as minhas expectativas, em relação a pesquisa. Tirou todas as minhas dúvidas de forma clara e objetiva. Muito Obrigada!!

    ResponderExcluir
  15. A minha mente abriu novos horizontes. Em um texto enorme eu nao havia entendido nada, e você ofereceu esse texto tão simples que entendi com rapidez. muito obrigada!

    ResponderExcluir
  16. boa tarde

    você deveria ter escolhido uma músia que se encaixe melhor no seu perfil :"Desde essa época me dediquei ao estudo bíblico com o objetivo de ser um pregador do evangelho. " pense nisso.
    Fique na PAZ

    ResponderExcluir
  17. Valeu Flávio
    De longe, foi o texto mais objetivo que encontrei sobre as variações linguísticas.

    Obrigada Glaucia, Campinas, S.P.

    ResponderExcluir
  18. Valeu Pastor. Gostei muito do seu texto.Estou cursando Pedagogia e estamos estudando Linguística e esse texto está bem resumido. Adorei!!!
    Obrigada!
    Izenete, Teixeira de Freitas-BA

    ResponderExcluir
  19. Bacana sim a explicitação mais ainda a música Stairway To Heaven - Led Zeppelin. Excelente gosto musical.

    ResponderExcluir
  20. Ótima explicação, me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  21. Sua explicação é clara, concisa e objetiva.
    Parabéns
    Deus continue lhe abençoando

    ResponderExcluir
  22. Eu gostei, mas faltou os exemplos, para facilitar a explicação.

    ResponderExcluir
  23. bacana, bem didádico, e me ajudou muito, continue postando que voce vai longe.

    ResponderExcluir
  24. Essas explicações era tudo que eu precisava para poder entender melhor o assunto. Você me ajudou muito. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  25. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.BESTAS.

    ResponderExcluir
  26. FANTÁSTICO SEU TRABALHO! PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  27. Flávia Fco dos Santos10 de março de 2013 16:05

    Amei a explicação, super simples e direta!

    ResponderExcluir
  28. que você possa sempre buscar aos caminhos do SENHOR JESUS CRISTO a cada dia pregando o evangélio DO REI DOS REIS

    ResponderExcluir
  29. Adorei o texto, utilizei para ensinar as variações linguísticas para meus alunos. Foi muito útil, há uma clareza no assunto que o torna interessante e fácil.

    ResponderExcluir
  30. Muito boa a explicação, tirou todas as minhas dúvidas, continue assim você é ótimo. e que DEUS LHE ABENÇOE SEMPRE EM NOME DE JESUS.AMÉM

    ResponderExcluir
  31. Parabéns , tirei nota máxima com suas explicações !

    ResponderExcluir
  32. adorei!! ajudou muuito!!!

    ResponderExcluir
  33. bahh muito bom, e eu fui eastuda pra prova de portugues e vi que minha professora Elisa Ávila passa os conteúdos e ela pegou deste site kkk muitoo bom msm

    ResponderExcluir

“Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de um futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro...” (Rubem Alves)





.